sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A nova classe média

Eles vieram para ficar e gastar. A nova classe média brasileira é composta de milhões de trabalhadores que, com renda familiar em torno de R$ 1.300, ingressam sem medo no mercado e deixam o País menos desigual
Celso Fonseca e Nathalia Birkholz

Segundo a The Economist, entre 2000 e 2005 o número de lares com renda anual entre US$ 5,9 mil e US$ 22 mil cresceu de 14,5 milhões para 22,3 milhões. Já os lares que recebem menos de US$ 3 mil por ano diminuíram para apenas 1,3 milhão.

O Brasil está menos pobre. Reduziu em 52% o número de pessoas que recebem até US$ 1 por dia. O dado consta da terceira edição do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - 2007, elaborado pelo governo federal e pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgado nos últimos dias de agosto. Mas o que realmente redefine a população do País é essa nova classe média que, segundo o Goldman Sachs, banco de investimentos norte-americano, dobrará de tamanho até 2015. Previsão que sugere um acerto de contas tortuoso entre o mundo capitalista e os anseios igualitários do comunismo. E a vingança do proletariado está sendo feita nas gôndolas dos supermercados e nas lojas de eletrodomésticos, onde essa nova massa consumidora exibe suas armas: os cartões de crédito. Pasmem: 62% dos cartões de crédito disponíveis no País estão concentrados na base da pirâmide social. E esses consumidores querem comprar, primeiro, a casa própria e, depois, o grande fetiche: o computador e o conseqüente acesso à internet. Mais do que um capricho, trata-se de um ato de sabedoria do neoconsumidor: o sem-computador é quase o analfabeto do passado, e a inclusão digital é essencial para conseguir um emprego melhor.
(clique no título para ler toda a matéria)

Fontes contemporâneas: imprensa, organizações, associações...

Fontes contemporâneas: imprensa, organizações, associações...

Iconografia

Iconografia
Paris, 1968

História das esquerdas latino-americanas

História das esquerdas latino-americanas